sábado, 7 de julho de 2012

A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 22

    Este presente trabalho trata-se da Semana da Arte Moderna de 22, consideradas como um dos principais movimentos da História cultural brasileira. Em aspectos relacionados ao cenário cultural brasileiro que no começo do século XX, seguia um modelo tradicional e com várias influências francesas.
    A História cultural nos traz uma bagagem para entender esse evento, pois trata de um movimento cultural envolvendo várias questões da época. Para dar um melhor foco utilizaremos em nosso trabalho alguns historiadores da História cultural que nos apontam uma grande relação com a Literatura entre eles estão Roger Chartier, Do Códige ao monitor, 1994, Roger Chartier, O mundo como representação, André Joanilho, História cultural, linguagem e cultura de massa. Eles ajudam a entender que embora sejam matérias, conceitos distintos, a Literatura e a História se completam, e que a Literatura faz história e a história é literária, e que ambas define na sociedade, formando-se distribuídas e consumidas.
    As aulas serão distribuídas com o objetivo de mostrar para os alunos sobre o impacto desse movimento, que marcou uma nova fase, a do Modernismo e algumas questões, que apresentaram sobre movimentos e autores caracterizados como “Pré- Modernista”, e que muitos influenciados pelas vanguardas européias, já previam esse movimento que não fora muito aceito na época e que causou grandes agitações no século XX o que se daria “O Movimento da semana da Arte Moderna”.
    Assim esse conteúdo será apresentado através de alguns recortes, para entender sobre a importância da Literatura no movimento. O contexto Cultural da Semana da arte moderna e o foco principal são o da cultura do país naquele momento em relação aos aspectos da arte, o da música e principalmente o da literatura, buscando mostrar quais eram os objetivos da nova geração de artistas e a situação social em que o Brasil se encontrava naquele momento.

     O movimento da Semana da Arte moderna, que se realizaram nos dias 13 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro municipal de São Paulo, mostrando sobre as culturas apresentadas durante a semana, as vanguardas artísticas européias os valores estéticos e sobre as obras literárias, juntamente com os autores que fizeram parte do movimento. Será feita uma abordagem sobre Os principais Literários da Semana da Arte moderna, sendo eles Manoel Bandeira, Graça Aranha, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, buscando mostrar suas obras e influências durante a semana.
    E para finalizar o movimento da semana deixou heranças na História cultural brasileira, mostrando que a partir do movimento da Semana da Arte Moderna de 22, Surgiram vários outros movimentos.
    E dessa forma o objetivo será o de entender a importância do movimento da Semana da Arte Moderna, como um dos principais movimentos que marcam o modernismo e a História Cultural brasileira através das manifestações ocorridas no século XX, justamente com manifestações que vieram á ocorrer mais adiante.
  É de extrema importância trabalhar com esse movimento, pois deve- se conhecer e entender sobre questões que marcaram a modernidade e depois do movimento que teve grande influencia nas obras literárias, juntamente com a História cultural e a Literatura brasileira.
Trabalho apresentado pelos acadêmicos: Franciele Rocha dos Santos, Rodrigo da Silva e Vanilda de Oliveira Fernandes
 Trabalho completo: http://www.4shared.com/office/reecoeHS/HIST_LITERATURA.html?



Nenhum comentário:

Postar um comentário