sábado, 7 de julho de 2012

HISTÓRIA INTELECTUAL E ILUMINISMO: UMA DISCUSSÃO SOBRE SOCIEDADE, RELIGIÃO E POLÍTICA ATRAVÉS DE ROUSSEAU, VOLTAIRE E MONTESQUIEU

    A historiografia vem passando por grandes mudanças desde fins do século XX, principalmente no que diz respeito ao estudo do sujeito na História, seu papel agente ou passivo o qual desempenha. Tais mudanças fazem com que os intelectuais voltem a ocupar um importante posto nos estudos históricos, os quais os tomam como objeto de estudo. Recentemente, novos temas aparecem procurando novas concepções teórico-metodológicas que tentam dar suporte a essa ampliação temática.
    A História Intelectual resulta dessas mudanças que estão ocorrendo na historiografia propondo novos temas, ou, ao menos, fornecendo elementos para uma nova abordagem de temas já muito discutidos. Esta categoria da História apresenta, porém, problemas quanto a sua definição, pois ainda não há “fronteiras” bem definidas, sendo um campo de pesquisa relativamente recente até mesmo na França e seus temas e métodos de abordagem ainda estão por serem fixados, ou seja, é um campo de estudos marcado pela procura de uma verdadeira identidade e pela indeterminação de seus objetos; e problemas quanto sua atuação na historiografia brasileira.
    É importante ressaltar que o termo “intelectual” foi usado pela primeira vez na França do século XIX, durante o caso Dreyfus. Por intelectuais pode se designar todos aqueles indivíduos – os quais possuem certa notoriedade - que exercem atividades relacionadas à produção e/ou transmissão de conhecimentos e valores que intervém no debate público, em nome de princípios políticos e morais. Pode-se observar nessa citação o que é entendido por intelectual:
 ...o intelectual por excelência é aquele indivíduo que tem um posicionamento ideológico definido, o qual torna público a partir do engajamento em atividades políticas...também é dotado de um elevado senso crítico adquirido mediante o contato com o conhecimento, participação em reuniões, debates e discussão política que o predispõe a assumir um posicionamento crítico diante da realidade social (CANCIAN, 2009).
Trabalho apresentado pelos acadêmicos: Deborah Junqueira, Guilherme Augusto Martins Eufrosino, Ivan Faria Evangelista, João Paulo da Silva e Sérgio Sanguini.
Trabalho completo: http://www.4shared.com/office/Qopt6au3/HISTRIA_INTELECTUAL_E_ILUMINIS.html?


Nenhum comentário:

Postar um comentário