segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OS TRABALHADORES NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
    O presente trabalho é referente a quatro aulas na disciplina de História, que será aplicado no Colégio Estadual Mundo Novo- EFM - Siqueira Campos - PR com o 2º ano do ensino médio tendo com foco discutir Os Trabalhadores na Revolução Industrial, onde ocorreram grandes transformações na sociedade no mundo do trabalho. A Revolução Industrial teve seu início na Inglaterra no século XVIII. Ela constitui num dos capítulos mais importantes da história da humanidade. É o processo de transição do mundo ocidental dos camponeses, artesões e aristocratas para o mundo burguês, operário e capitalista, tendo como pioneiro a Inglaterra, devido o seu acumulo de capital. Com a era da tecnologia houve grandes transformações, o surgimento das grandes máquinas fez com os trabalhadores deixa-se o meio de produção artesanal e passa para maquino fatura, e mais tarde os automóveis.
    Para a elaboração deste trabalho utilizaremos o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, onde mostra todo o processo da Revolução Industrial, onde pretendemos fazer um paralelo e uma reflexão com os alunos a respeito do tema exposto.
   A obra do Inglês Chaplin (1889-1977), nome original Modern Times; direção Charles Chaplin; assistentes; Carter de Haven e Hery Bergman, cenografia; Charles D. Hall e Russel Spencer; música composta por Charles, sob arranjo de Alfred Newman, Edward Powell e David Raksin; atores principais Charles Chaplin (um operário) e Paullete Goddard (a jovem). Tempos Moderno é um filme, onde apenas podem-se ouvir os ruídos das máquinas, mostrando o símbolo da tecnologia e da desumanização. Este filme pode sugerir alguns caminhos para a análise e possível desenvolvimento com os alunos de história acerca da temática escolhida.
   Trata-se de uma sátira bem-humorada a vários aspectos dos “tempos modernos”, o nosso tempo do capital.
   Os trabalhadores na Revolução Industrial podem destacar sobre o surgimento das máquinas e nos avanços tecnológicos onde ocorreram alterações no cotidiano dos trabalhadores, assim houve o grande inchaço nas cidades devido à procura de emprego nas fábricas, as condições de emprego dos trabalhadores eram péssimas, não tinham nenhuma garantia de segurança. Vivia em situações deploráveis aonde a jornada de trabalho chegava mais de 16 horas, mulheres e crianças trabalhavam por baixíssimos salários.
   Para os trabalhadores garantir alguma estabilidade houve a organização de trabalhadores e os movimentos operários que seria as revoltas contra as máquinas, que deram forma a criação de sindicatos que garantiu certos resultados para os trabalhadores.
    Sem dúvida a indústria da Inglaterra trouxe, ao longo do tempo, benefícios para toda a sociedade. Mas também acabou gerando sofrimento para os trabalhadores, até mesmo pela ausência de leis que colocassem limites à cobiça dos patrões.
   Foi através de muitas lutas que os trabalhadores conseguiram garantir uma estabilidade de emprego.
Trabalho apresentado pelas acadêmicas: Lorena de Lurdes Andrade, Luana Patrícia dos Santos, Silmari Cristina da Silva Santos e Taís Cristina de Paiva
Trabalho completo: http://www.4shared.com/office/I6JFAKsT/Revoluo_Industrial.html?

Nenhum comentário:

Postar um comentário